quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Príncipios do Passe

Existe um número de elementos fundamentais do passe, que devem ser enfatizados. Os bons passes só são possíveis de ser efectuados, quando os seguintes atributos estiverem presentes:
Rapidez – a bola deve ser passada rapidamente antes que o defesa tenha tempo para agir; deve ser tenso; não deve ser efectuado nem muito forte nem muito fraco.
Alvo (cesto) – cada passe terá que ser enviado para um alvo específico, usualmente afastado do defesa.
"Timing" – a bola deve ser entregue quando o receptor está livre.
Trickery (manhoso) – o passador deve confundir o defesa para que este não consiga interceptar a bola.

Os passadores devem localizar visualmente todos os companheiros de equipa no campo, assim como os defesas, concentrando-se no potencial receptor olhando-o fixamente. Isto pode ser feito, sendo a maneira mais eficaz a colocação na posição de tripla ameaça, e observando toda a área de jogo. Quando se recebe um passe, os jogadores devem estar sempre preparados para lançar quando libertos de marcação e o cesto ao alcance. Se não for possível, devem então passar a bola para o companheiro de equipa liberto de marcação, antes de qualquer tentativa de drible para mover a bola.
Os jogadores devem aprender a não ser egoístas e a libertarem-se da bola, passando para o companheiro liberto de marcação. Os jogadores na posse de bola, podem também optar por penetrar ou passar - criar a oportunidade para assistência, driblando e passando para o colega liberto de marcação.
Deve-se ser esperto e não exibicionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário