sábado, 16 de Janeiro de 2010

Tipos de Passe



Existe vários tipos de passes utilizados no Basquetebol. Cada qual deve ser usado numa situação particular, específica.

Passe de peito – passe básico para um eficiente e eficaz movimento de bola. A posição inicial para iniciar um passe, é alcançada movendo a bola da posição de tripla ameaça, para o centro do peito. Para passar ao jogador, deve-se estender o braço e as palmas das mãos devem estar voltadas para fora, e polegares em contacto com a parte inferior da bola (velocidade anti horária).
Lembrar os jogadores para durante o passe, empurrarem os polegares de encontro à bola para lhe imprimirem um efeito rotativo. Os jogadores devem dar um paço à frente embora este sem que se dê um paço, é mais rápido. O alvo do passe é na área da garganta do receptor (quando está parado) e, para a mão alvo (quando ele está perto do defesa).

Passe picado – é um passe recomendado para cortes por trás das costas e de emergência, quando o passador quer sair de uma "armadilha" (situação menos desejada), ou quando o defesa está a jogar em linhas de passe.
Uma das dicas sobre o passe, inclui fazer um passe para um alvo a 2/3 da distância do receptor, e este deve estar à frente desse ponto. A técnica usada é a mesma usada para o passe de peito. O passe deve ser feito com a força necessária para ressaltar até ao nível da cintura pélvica do receptor. Deve-se imprimir uma velocidade anti horária. O efeito giratório anti horário que este movimento produz, aumenta o ângulo que a bola faz com o chão, facilitando-o. Os jogadores devem dar um passo à frente quando exista tempo para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário